ESCRITA ORIGINAL MANTIDA, SEM CORREÇÕES

..."os capoeiristas esclarece, comesamo a entra de fato, no verdadeiro conhecimento de si mesmo, estudioso e desejoso de conhecer a capoeira. vem de olho fito, para mostrar a verdade de que não foram negados pelos negos iniciadores, em cada nego os jestos de modo diferem, amigos, tem segredo, e é muito confuso, só com tempo." "Procuro saber se a capoeira é ciencia, si é, profunda e vasta, si me fornece conhecimentos sobre o homens, espiritual, mais tambem o homem corporal, e o ensinamentos de ordem moral, ou intelectual..."

"Vamos agora procurar ver as nossas exposições de . voltas no corpo que lhe dá, de fato, uma maravilhosa impressões sem saber si é, ou não, si é samba, porque ao mesmo tempo, vê-se, a impressão de luta : a ação do corpo, tem relações com sua natureza ; ciencia, eu sei que tem na capoeira, é fruto da nossa inteligencia, e tudo que lhe cerca, o meio, e o ambiente."

..."o que é o raciocinio ? É uma faculdade do espirito, devemos fazer uso de executar uma ação : si o capoeirista ácreditar no raciocinio, ele vê uma força de recalque, tem a função de esclarecer, dá liberdade de pensamento, e a convicção da verdade : para o bem cumprir, percisa ter conhecimento de como agem as forças por meio da faculdade intuitiva, aquele que não sabe deve aprender..."

..."devemos conhecer ação do pensamento, é o poder da vontade. é o meu desejo, é evoluir, estou na obrigação de atravessar as fases, infancia, a mocidade, e a minha idade esta bem atento, sempre um agente ativo e forte, e sempre capaz, pronto e disposto, esta é a fases na velice, e alegre com os camaradas que me procuram, disposto a enfretar suas artes."

..."a capoeira é espiritualizada e materializada no eu de cada qual..."

"Amigos o corpo é um grande systema de razão, por detraz de nosssos pensamentos acha-se um Snr. poderoso, um sabio desconhecido..."

"O bom capoeirista espera, o ambicioso agita-se e precipita-se, o famoso o povo lhe diz."

Fontes : Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha. Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.

 

Mestre Pastinha (Sobre os mestres).

ESCRITA ORIGINAL MANTIDA, SEM CORREÇÕES

"Não é permitido, por mestre nenhum, se ele mestre for conhecedor das regras da capoeira, não consentir jogar em roda, ou grupo sem fiscal, se não tem como pode ter controle, quem ajuda o campo ?"

"Todos os mestres tem por dever fazer ciente que é falta usar as mãos no seu adversario ; se não fizer assim, não prova ser mestre, os que tem educação prova a sua decensia jogando com seu camarada e não procura conquista para enporcalhar seu companheiro, já é tempo de compreender, ajudar do seu esporte, é a judar a moralisar ; levantar a capoeira, que já estava decrecendo."

..."é o controle do jogo que protege aqueles que o praticam para que não discambe exesso do vale tudo note bem, estou falando em cintido de demonstração, e não de desafio, porque sempre traz consequencias as vezes desastrosas ; tira toda a beleza e o brilho da capoeira, e o capoeirista perde a sua capacidade por falta de explicação."

Fontes : Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha. Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.

coditterra.com.br

 

Mestre Pastinha (Sobre os deveres do capoeirista).

ESCRITA ORIGINAL MANTIDA, SEM CORREÇÕES

"O bom capoeirista nunca se exalta procura sempre estar calmo para poder reflitir com percisão e acerto ; não discute com seus camaradas ou alunos, não touma o jogo sem ser sua vez ; para não aborrecer os companheiros e dai surgir uma rixa ; ensinar aos seus alunos - sem procurar fazer exibição de modo agresivo nem apresentar-se de modo discortez..."

"... não devemos procurar ficar isolado, porque nada podemos fazer ; é muito certo o trocado popular que diz : a união faz a força..."

"E, vocês do futuro, firme por amôr ao esporte mais tambem pelo seu cavalheirismo esportivo. É uma recomendação para o respeito as regras e aos regulamentos escritos ; Um apelo para que procedamos correto e decentemente os aspectos de nossa vida na sociedade ; um apelo que sendo atendido estamos sujeito a obter justa vantagem em qualquer ciscunstancia."

"Não queiram a prender a capoeira para valentia, mais sim, para a defeza de sua intregridade fisica, pois um dia, pode ter necessidade de usa-la para sua defeza. Cuja defeza é contra a qualquer agressor, que venha-lhe ao encontro com navalha, faca, foice e outras armas."

..."para ser bom, é perciso ser completo no fundamento do teu esporte ; quando uma pessoa te pedir uma esplicação não responder coisas que não pode ser bem, fere sua ação porficional. todos tem direito de ensinar, porem não de desvalorisar quem ja está a visto do publico..."

..."é dever de construir para os infantius uma personalidade — digna de admiração, não devem faltar as regras da disciplina, civilidade, do respeito às atenções, a bôa disposição, o bôm humor, a solidariedade, a lealdade, e o amor a verdade ; estes são os alicerces que darão estabilidade à estrutura moral do ser..."

"Como penso eu nos deveres, como capoeirista é fazer cogitações, reclamar uma atitude, um gesto, a cada passo uma palavra que implique no comprimento do dever, sim, sem prejudicar, a moral do seus camaradas. e nem criar causo ; ninguem deve subtrair-se é prejuiso, é grande a finalidade da capoeira, seja justamente essa prestada ao centro, e na academia ; disciplinar, é executar uma serie de obrigações, fazem parte integrante do regime da propria academia ; cumprir o dever é ser honesto de si mesmo : é respeitar-se a si proprio, e agir com conciencia esclarecida ; todo o dever cumprido representa o resgate de uma obrigação ; é um impulso para frente no sentido da evolução..."

..."cada capoeiristas responde pelo que é do seu dever, sabendo as responsabilidade com elas o dever, aumentam o crescimento do seu saber : o amigo antes de associa-se, não compromeita a produzir, mais do que permita sua capacidade ; dentro de suas possibilidades, não vacile, em prometer sem reservas, deve ser ao seu alcance fazer ; dai vem a razão de ser privinido, e estar sempre vigilante, sempre alerta, sempre atento em seus deveres, sempre convicto de cumprir ao centro, academia, e ao seu negocio particula."

..."cumprir o dever é ser honesto de si mesmo, é respeitar-se a si proprio, é agir com conciencia esclarecida ; todo o dever cumprido representa o resgate de uma obrigação. um impulso para frente no sentido da evolução... "

Fontes : Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha. Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.

coditterra.com.br

 

Mestre Pastinha (Sobre a ética no jogo).

ESCRITA ORIGINAL MANTIDA, SEM CORREÇÕES

"Não deve ser aplicado e nem forçar o seu companheiro para obter recursos é erros gravissimo, esta sujeito o fiscal suspender o jogo."

"É proibido no jogo e prinsiparmente em baixo, fonsional golpes, ou truque, não por, é fau.Os golpes que não pode ser fonsionado em Demonstração ; golpes de pescoço, dedo nos olhos, cabeçada solta, cabeçada presa, meia lua baixa, Balão a coitado, rabo de arraia, Tesoura fechada, chibata de clacanhar, chibata de peito de pé, meia lua virada, duas meia lua num lugar só, pulo mortal, virada no corpo com presa de calcanhar, presa de cintura, Balão na boca da calça, golpes de joelho e nem truques."

Fontes : Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha. Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.

coditterra.com.br

 

Mestre Pastinha (Sobre o jogo)

ESCRITA ORIGINAL MANTIDA, SEM CORREÇÕES

... "e a capoeira vem amofinando-se quando no passado ela era violenta, muitos mestres, e outros nos chamavam atensão, quando não estava no ritimo, esplicava com decencia, e dava-nos educação dentro do esporte da capoeira, esta é arazão que todos que vieram do passado tem jogo de corpo e ritimo."

"Porque dizem que a capoeira não tem glopés ? Se a capoeira não tem golpes ? Os caboclos, não lutavam, os nagôs não idealisavam no batuque, na dança do candobre, o batuque é luta, o candobre é para da volta no corpo, que eles diziam, ginga meu fio, pra dibra das garras do agressor. e o restos não é mais com migo."

..."pode ser visto do melhor professor ou instrutor, é e é perigosa, não é falcificada, para iludir, é ativos, é mais gingada, é mais manhosa, muita artimanha, ensina sentar-se, encoslar-se. se for possive ele deita-se, para poder aplicar o serteiro ; bem poucos sabe ensinar, eu falo, eu sei, porque tive bom mestre, e eu não enventei ; eu vi e achei bom, e aprendi no circo de cadeiras, para aprender o jogo de dentro..."

"Os capoeirista tem que aprender, o mundo é a escola que nos aprendemos, é a natureza que nos dá prazer, procuramos os elementos de bôa vontade, que ofereça a lições para o bem-esta dos nosso interesse... "

"Para que serve o berimbau ? Não é só para indicar o jogo. E, porque o birinbau na hora H. é pirigouso ? É pirigoiso, nas, mãos de quem sabe maneijar o birimbau, ou coisa semelante."

"Amigos porque não cantam ? A capoeira só é bonita jogando, cantando, e só perdeu a beleza porque não canta, e o velho deu ao Centro, mestre de campo, mestre de bateria, mestres arquivistas, fiscal, contra-mestre..."

"É dever de todos capoeiristas, não é defeito não saber cantar ; mais é defeito não saber responder, pelo meno o côro. É probido na bateria pessôas que não respondem ao côro."

"Porque cantam com inredo ? inprovizado ? É para quando chegar na roda pesôas que é estranha, ou mestre, o improviso adverte a roda se deve ou não continuá, ou anima-se."

"Em todas rodas, ou grupos de capoeira coloca-se uma moeda no centro da arena, os dois camaradas vão disputar para apanha-lo com os lábios em primeiro lugar."

"Porque trena-se apanhar a moeda com a boca ? Não é com interesse na moeda qui tem valor Dinheiro, é para na hora de aperto, aplica-se o truque, e o agressor, vai, ou não, na onda."

Fontes : Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha. Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.

 

Mestre Pastinha (Sobre sua formação como capoeirista).

ESCRITA ORIGINAL MANTIDA, SEM CORREÇÕES

"Eu ti digo, comecei a educar-me nesse jogo, por força de vontade, e não foi com trez meses, ou com menos, porque o tempo é muito pouco, poristo é que eu pinoteio, salto, tenho agilidade, tenho manhas, jogo no corpo, dibre para me livra do agressor, sirvo-me dos pés, da cabeça ..."

"Em cada Districtos tinha um mestre para ensinar e nos dias de festa, era de regras, prestar contas, mostra os alunos, mostra coisa nova, truques, inrêdos, enprovisado, e o mestre em geral, classificavam com uma argola, era o premio, era de grande valor, prova de mericimento... "

"E o meu mestre bôm, eu aprendi na rua da laranjeiro, e lesionei na rua Sta. Izabel em 1910 a 1912, quando eu abandonei a capoeira, e voltei, em 1941, para organizar o Centro de capoeira o 1o na Bahia. Na escola de Aprendiz Marinheiro da Bahia eu era o 110, e lecionei os meus camaradas de 1902 a 1909,..."

"Com fé e coragem para ensinar a mosidade do futuro estou apena zelando para esta maravilhosa luta que é deixa de erança adequirida da dança primitiva dos caboclos, do batuque, e candobré originada pelos africanos de Angola ou Gejes ; muitos adimira essa belissima luta quando os dois camaradas joga sem egoismo, sem vaidade ; é maravilhosima, e educada."

Fontes : Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha. Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.

 

Mestre Pastinha ( Sobre a origem da capoeira).

ESCRITA ORIGINAL MANTIDA, SEM CORREÇÕES

"Qual foros as trez armas dos nêgros ? O batuqe. o candombre, e a lutas dos caboclos..."

"A capoeira é a segunda luta ? Porque a primeira é a dos caboclos, e os africanos juntou-se com a dança, partes do batuque e parte do candombrê, procuraram sua modalidade." "Em cada freguizia um africano com uma responsabilidade de ensinar, para fazer dela sua arma contra o seu perseguidor..."

... "se comunicavam no cantos improvisados dançava e cantava, inredos inventava, truques, piculas, para dar volta no corpo, escondendo o chicote, inventando miseria,o corpo todo faz miserêr, cabeça, mão, pernas, e só consegue com manhas."

"note bem, amigo... a capoeira está dividida em trez parte, a primeira é a comum, é esta que vêr ao publico, a segunda e a terceira, é rezervada no eu de quem aprendeu, e é rezervada com segredo, e depende de tempo para aprender. ... "

"Falando em manha da capoeira ! Penço que todos capoeiristas são maoso, porque a propria lhe dá aspiração, ensina idealisar, porque todos nasce com a capoeira, não só os homens como as mulher ; não é novidade na Bahia."

"Está gravado na Historia da capoeira as mulheres que jogavam a mandinga e batucavam, bem como cito Maria homem, Julia Vulgo Fugareira e muitas outras que deixo os meus camaradas contarem..."

..."a capoeira de acordo a falta dos africanos, a capoeira foi escasiando-se, porque, era, natural que os mestres recuram, e ficou deminuida, e muitos outros foram espalhando-se, enquanto ela escurasada, e tomou, São Feliz, Cachoeira, Santo Amaro..."

Fontes : Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha. Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.

 

Mestre Pastinha (Sobre a Fundação do Centro Esportivo de Capoeira Angola).

ESCRITA ORIGINAL MANTIDA, SEM CORREÇÕES

..."em 23 de fevereiro de 1941. Fui a esse locar como prometera a Aberrêr, e com suspresa o Snr. Armósinho dono da quela capoeira, apertando-me a mão disse-me : Há muito que o esperava para lhe entregar esta capoeira para o senhor mestrar. Eu ainda tentei me esquivar disculpando, porem, toumando a palavra o Snr. Antonio Maré : Disse-me : não há jeito, não Pastinha, é você mesmo quem vai mestrar isto a qui. Como os camaradas dero-me o seu apoio, aceito."

..."em 23 de fevereiro de 1941. No Jingibirra fim da Liberdade, la que naceu este Centro ; porque ? foi Vicente Ferreira Pastinha quem deu o nome de "Centro Esportivo de Capoeira Angola". Fundadores Amosinho, este era o dono do grupo, os que lhe , Aberrêr, Antonio Maré, Daniel Noronha, Onça Preta, Livino Diogo, Olampio, Zeir, Vitor H.D., Alemão filho de Maré, Domingo de.Mlhães, Beraldo Izaque dos Santos ; Pinião José Chibata, Ricardo B. dos Santos."

..."Eu sempre pronto quando me procuravam, estava em minha casa, um Domingo, quando dois camaradas me convidou para ir ver um terreno da Fabrica de Sabonete Sicool no Bigode, e la levantei a capoeira, e o Centro entrou no rumo, que Pastinha pensava levar a capoèira, ao seu presioso valor ; com o ausilio dos moradores, e todos estiveram ao meu lado animando-me para este disideratum. A primeiras camisas foram feitas no Bigode, em cores preta, e marelo. tendo como primeiro Presidente o Snr. Athaydio Caldeira, o segundo, o Snr. Aurelydio Caldeira."

"Eu sempre tive em mente que a capoeira persisava de um generoso intrutôr, com a presencia minha, apontei o destino de levar ao futuro, assumir deversa atitude : Pelo àmôr ao esporte ; e a luta constitui caminho para a devina realização e recebeu o nome Centro esportivo de capoeira Angola como patrimonio sagrado."

"Nunca tomei conhecimento dos que não estão com-migo, sim, porque a capoeira não me é previlejios, o Centro é para todos que visitar, jogar, fazer parte... "

..."eu digo aos mestres que inponho por educação, explicações e bons sentimento porque não sou o melhor, não sou o mestre numero um, comigo tenho bons observadores e bons capoeiristas, e outros que estão na rezerva, e apoia o Centro como academia..."

Fontes : Angelo A. Decanio Filho. Manuscritos e desenhos de Mestre Pastinha. Angelo A. Decanio Filho. A herança de Pastinha. 2 ed. 1997.

coditterra.com.br